top of page
  • Foto do escritorreginakautzmann

Untitled


Você já parou para pensar quem você é? E não estou falando sobre seus papéis sociais, pois uma pessoa pode ser mãe, pai, filho, irmã, marido, esposa e esses são apenas um aspecto de um ser que tem inúmeros outros. É o seu eu interior que representa quem é de verdade, a sua essência, seus sonhos, qualidades e pontos de melhoria. Se conhecer interiormente é conhecer seu propósito, seus valores, sua visão, seus objetivos, suas motivações e crenças. Não se trata do que os outros pensam a respeito de si, mas sim do que pode descobrir por si mesmo.


Diferenças Entre o Eu Interior e as Identidades Sociais


Para descobrir o seu eu interior é necessário que se conecte consigo mesmo, para entrar em contato com a sua essência e evitar confundi-la com todas as identidades que possui em relação ao mundo exterior. Como profissional de uma empresa, por exemplo, precisa seguir uma série de regras, que incluem, principalmente, a visão e os valores da organização, e isso vale para todos os outros grupos sociais dos quais faz parte. Contudo, nem sempre essas visões e valores representam os seus próprios. Por isso, o autoconhecimento é tão importante, porque lhe ajuda a diferenciar o que você é de verdade.

Você pode ser um filho para os seus pais, um pai ou uma mãe para os seus filhos, esposo ou esposa do seu cônjuge, amigo dos seus amigos, mas, na realidade, é muito mais do que isso, pois esses são apenas papéis sociais. O seu eu interior é algo que não dá para classificar através de rótulos, simplesmente porque é único e muito amplo para ser resumido em poucas palavras. Ele funciona como um núcleo que comporta todas as suas identidades, que são fragmentos de quem realmente é.


A Importância de Conhecer o Seu Eu Interior


Se você nunca parou para pensar a respeito de quem realmente é interiormente, é bem provável que esteja se definindo apenas através de seus papéis sociais. Muitas pessoas vivem dessa forma e constroem sua identidade tendo como base exclusivamente esses papéis, sem se conhecerem verdadeiramente. Então, quando algo inesperado acontece e um relacionamento ou um ciclo chega ao fim, se sentem completamente perdidas por não saberem quem são.

Um indivíduo que não se conhece tende a depositar toda a sua identidade em seus relacionamentos, com destaque para os amorosos. Nesse sentido, deixa de reconhecer seus gostos e preferências por seguir sempre os mesmos caminhos do seu par, sem se questionar. Então, no momento em que a relação chega ao fim, sente que sua vida acabou e nada mais faz sentido, porque tudo o que pensava que conhecia a respeito de si foi embora. A falta de autoconhecimento faz com que a pessoa se apegue de maneira excessiva a uma de suas identidades, sofrendo um grande bague quando um ciclo termina.


Dicas Poderosas Para Conhecer o Seu Eu Interior


O processo de autoconhecimento é algo que deve ser realizado constantemente, para que mantenha a coerência entre o seu eu interior, seu comportamento e escolhas. Veja, a seguir, dicas poderosas que irão te ajudar a começar a se atentar mais para a sua essência e, assim, assumir o controle da sua história.


1 – Dispa-se dos Papéis Sociais


Por um momento, esqueça os seus papéis sociais como pai, mãe, filho, profissional e todos os outros. Pense em você apenas como si mesmo, sem considerar o que representa na vida de terceiros. É através dessa autoimagem, despida de identidades, que conseguirá iniciar o seu processo de autoconhecimento e descobrir o que está em seu interior. Então, poderá comparar o que descobriu com a sua realidade atual e constatar se está vivendo de forma coerente em relação à sua essência.


2 – Descubra o Seu Propósito


Cada um de nós tem o seu propósito, que é a sua principal motivação para existir. Descobrir qual é o seu irá te levar a vivê-lo de forma consciente e enxergar além das obrigações do cotidiano. Afinal, a vida é muito mais do que acordar cedo todos os dias para trabalhar e receber um salário ao final do mês.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page